Psicologia: Grupo de Estudos Leituras Pretas trata da luta antirracista
Estudantes do Curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana estão participando do Grupo de Estudos “Leituras Pretas”, que visa tratar da luta antirracista, levando a discussão para o âmbito acadêmico.
De acordo com o coordenador de Psicologia, Marcello Santos, a ideia é que hoje o grupo de estudo que ocorre de forma online, pela Plataforma Microsoft Teams, evolua para um Grupo de Pesquisa denominado “Outros Possíveis”, ligado às questões de alteridade, iniciando pela questão do racismo e, posteriormente, discutindo sobre populações de rua, minorias políticas etc.
“Estamos vivendo um momento em que a população negra (que constitui 56% deste país), de certa forma, está conseguindo falar sobre os prejuízos mentais dados pelas condições de pobreza e de discriminação. Além das questões que abrangem a psicologia, é um grupo de estudo que também tem por objetivo fazer o estudante repensar sobre o respeito aos direitos humanos e às individualidades”, explica Marcello, ao informar que a formanda Marcela Rocha lidera o grupo de estudo e completando que a iniciativa segue o caminho do Curso de Psicologia, como porta-voz das mudanças na relação da academia com a sociedade.
Texto: Moira Paula
Fotografia: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana