Pastoral Universitária: Católica Salesiana e ISECENSA participam de encontro
As Pastorais Universitárias da Faculdade Católica Salesiana de Macaé e do Instituto Superior de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora – ISECENSA, de Campos dos Goytacazes, realizaram um encontro de partilha, na última sexta-feira (16), no qual refletiram sobre os desafios das pastorais no âmbito acadêmico.
Os grupos constituídos por membros da Comunidade Acadêmica relataram experiências vividas com os jovens nos últimos dois anos, sobretudo os desafios de se fazer presença durante os tempos do ensino híbrido. “O século 19 foi marcado, também, por pandemias. Dom Bosco e Madre Mazzarello criaram estratégias para educar os jovens do seu tempo. Hoje, sob a inspiração dos nossos fundadores, nós que somos desse grupo de pastoral universitária buscamos luz, a partir da Palavra, para sermos também resposta e proposta aos jovens que estão conosco neste espaço universitário”, explica a diretora geral da Católica Salesiana, Ir. Carmelita Agrizzi.
A Pastoral Universitária é a ação evangelizadora no âmbito universitário. É uma pastoral de fronteira, de âmbito privilegiado de diálogo com o mundo acadêmico e com as perguntas existenciais de estudantes, professores e colaboradores. Este diálogo se estende a todos, pois a universidade é um lugar importante para as transformações da sociedade e do pensamento. Sua missão é evangelizar o mundo universitário, a partir de Jesus Cristo, colaborando para formar profissionais que vivam a alegria do encontro com Ele, promovendo um mundo justo e solidário para todos.
Os integrantes das duas pastorais tiveram a oportunidade de participar da Santa Missa, celebrada pelo Padre Murialdo Gasparet, coordenador da Pastoral Universitária do ISECENSA.
O último encontro aconteceu presencialmente em novembro de 2019 e, posteriormente, de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. “Neste período, o trabalho da Pastoral Universitária não parou. Nós nos fizemos escuta, palavra e presença, mesmo on-line. É um novo jeito de ser Salesiano”, finaliza.
Texto e Foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana