Marcos Uchôa em palestra na Faculdade Salesiana: “Já fui vítima de fake news”
Em sua visita à cidade de Macaé na última sexta-feira (26), o jornalista Marcos Uchôa esteve na Faculdade Católica Salesiana, onde ministrou uma palestra sobre a disseminação de informações falsas, as chamadas “fake news”, e os desafios da Comunicação no século XXI. O evento marcou o início do 2º semestre letivo na instituição de ensino.
Diante de um público com mais de 100 pessoas, o ex-repórter da TV Globo fez um resgate histórico, explicando o surgimento das notícias falsas em meados dos anos de 1835. “A primeira notícia falsa havia sido publicada pelo jornal The New York Sun. Eles usaram o nome de um astrônomo e seu colega, associando-os à descoberta de vida na lua. Essa situação só tinha um intuito: aumentar as vendas de exemplares do jornal”, conta.
Com uma extensa trajetória no jornalismo, Uchôa afirmou ter sido vítima de fake news. “Fizeram uma reportagem sobre mim que teve fake news. A pessoa que escreveu foi capaz de dizer que eu saí da Globo por estar incomodado em ganhar menos dinheiro, então entrei na política. Essa pessoa nem me entrevistou, nem falou comigo! Isso para vocês entenderem como uma informação falsa é capaz de distorcer os fatos, sobretudo em um momento delicado e polarizado que enfrentamos no nosso país”, conta.
Uchôa trabalhou na TV Globo como repórter por 34 anos. Na emissora, chegou a atuar como correspondente em Londres e Nova York; cobriu grandes eventos esportivos, como Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, além de coberturas históricas como a Guerra no Iraque. Recentemente o jornalista desistiu da candidatura a Deputado Federal pelo estado do Rio.
Carlos Henrique afirma ter aprendido muito durante o encontro. “Foi uma verdadeira aula sobre o tema. Tive uma visão de mundo mais abrangente. Foi um encontro de bastante enriquecimento e profissionalismo. De quebra pude conhecer Uchôa e aproveitei para reforçar minha cultura e conhecimento geral sobre o Brasil e o mundo. Parabéns a Faculdade Salesiana pela organização do evento”, conta.
“Achei interessante a palestra. Foram abordados assuntos pertinentes, principalmente quando falamos sobre educação. Minha filha está se formando e eu bato muito nessa tecla. Acredito que o Brasil está precisando muito de educação”, conta a estudante Ruth da Silva Santos.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana