Artigo - Trilha Principal

Autores: CONTTI, M. F.; FREITAS, B. P. T.; LAZARIN, N. M.

Resumo:

O aumento das vendas no varejo online nos últimos anos é uma tendência que dificilmente irá parar. Esses sistemas precisam de uma infraestrutura composta por servidores web, banco de dados, equipamentos de rede e outros, cuja manutenção pode ser cara. A computação em nuvem oferece uma ampla variedade de soluções para essas necessidades de infraestrutura. No entanto, a abundância de serviços em nuvem, planos e custos associados geralmente dificultam a escolha. Um fator chave que precisa ser considerado nessa decisão é o desempenho geral do sistema. Para e-commerces brasileiros, também é importante que o serviço resida no país, para mitigar a latência da comunicação da rede. Este trabalho apresenta uma avaliação de desempenho das distribuições Linux oferecidas por serviços de computação em nuvem no Brasil. Os experimentos foram realizados através de um mesmo sistema web hospedado por distribuições Linux distintas. Foram considerados o número de requisições atendidas por segundo e os recursos computacionais consumidos por cada distribuição. Os resultados demonstram que a escolha da distribuição pode influenciar o desempenho de um portal de compras.

Palavras chave: Computação em Nuvem, Linux, Desempenho.

Artigo completo (em português)

Referência completa:Contti, M. F.; Freitas, B. P. T.; Lazarin, N. M., "Distribuições Linux fornecidas por provedores de IAAS: Uma análise de desempenho para hospedagem de e-commerce", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 31(2023) pp. 24-31