Artigo - Trilha Principal

Aplicabilidade da Visão Multidimensional na Definição de Modelos de Maturidade em Gestão do Conhecimento

Autores: LIMA, E. A., ALVES, D. F.

Resumo:

Quando o sistema organizacional é percebido pela complexidade inerente, gerenciá-la tem sido um desafio para os seus líderes. Se por um lado há uma predileção na adoção de modelos e abordagens assentadas em preceitos da visão sistemática, que guiaram o modelo de desenvolvimento organizacional na segunda metade do século XX, por outro, a tendência em se ter níveis de volatilidade, incerteza, emergência e ambiguidade crescentes no ambiente organizacional expõe realidades semcontornos bem definidos, amorfas, irregulares e assimétricas, desencadeando novas dimensões de análise. Em meio aos desafios e paradoxos que se encerram no âmbito corporativo, a gestão do conhecimento é uma dentre tantas abordagens prescritivas que em geral não contemplam os preceitos relacionais, contextuais e orgânicos, tipicamente presentes na visão sistêmica. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é especificar parâmetros de avaliação multidimensionais que possam parametrizar os modelos de maturidade de GC, de modo a facilitar a absorção da complexidade do sistema organizacional. Para tanto, desenvolveu-se um trabalho de revisão narrativa que culminou com a especificação de parâmetros de natureza multidimensional para avaliação do nível de maturidade de GC em cenários complexos.

Palavras chave: Complexidade sistêmica, Multidimensionalidade, Visão holística, Domínio sistêmico, Visão de domínios de arquitetura.

Artigo completo (em português)

Referência completa: Lima, E. A., Alves, D. F. "Aplicabilidade da Visão Multidimensional na Definição de Modelos de Maturidade em Gestão do Conhecimento", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 23(2019) pp. 32-39

Voltar