Faculdade Católica Salesiana

FAQ (Perguntas Frequentes)

É possível se inscrever pelo site fsma.edu.br/vestibular ou presencial na secretaria da Faculdade Católica Salesiana, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h.

Sim, o candidato só poderá concorrer a um curso de graduação disponível por vez por Processo Seletivo do Concurso Vestibular.

A inscrição tem o valo único de R$25,00, devendo ser quitado via boleto bancário, pagável em qualquer banco ou casa lotérica até o vencimento. Não será devolvida a importância paga a título de taxa de inscrição.

A prova acontece na Faculdade Católica Salesiana, situada à Av. Santos Moreira, nº 445 - Miramar – Macaé/ RJ em data definida no edital, disponível no site.

O ingresso na sala de realização de provas requer que o candidato apresente um Documento Original de Identidade (RG, CNH, Passaporte, CTPS ou Carteira de Classe), o Cartão de Confirmação de Inscrição e o Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição.

As provas do concurso abrangerão conteúdo do Ensino Médio, a serem aplicados na Redação, Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Matemática. A duração da prova será de 2 (duas) horas.

O ingresso nos cursos de graduação da Faculdade Católica Salesiana, através do Processo Seletivo, dar-se-á por meio de dois processos:
01. ENEM: Aproveitamento do resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio, em todos os anos.
02. VESTIBULAR: Classificação nas provas.

O candidato que deseja utilizar o resultado do ENEM deverá manifestar seu interesse, no ato da inscrição e apresentar na secretaria da Faculdade ou encaminhar para o e-mail registroacademico@salesianamacae.edu.br o documento oficial do ENEM, enviado pelo MEC.

Terão direito à vaga apenas aqueles candidatos cujo número de ordem de classificação for inferior ou igual ao número de vagas reservadas para o referido curso, isto é, 40% do total de vagas.

Se no ato da matrícula houver vaga para o curso pretendido, o candidato poderá fazer a mudança.

Não, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação só permite que se matriculem no ensino superior alunos com Ensino Médio Completo.

Os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas deverão efetuar sua matrícula na secretaria da Católica Salesiana portando:

01 (uma) foto 3x4 (recente)

Original e 02 (duas) cópias dos seguintes documentos:

a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ex-Segundo Grau) ou equivalente;

b) Fotocópia do Diário Oficial, com a devida publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio / ex-Segundo Grau após 1985 até 2015, no Estado do Rio de Janeiro);

c) Histórico escolar do Ensino Médio (ex-Segundo Grau), ou equivalente;

d) Certidão de nascimento ou casamento;

e) Título de eleitor (se maior de 18 anos);

f) Documento oficial de identidade (RG);

g) CPF;

h) Comprovante de quitação com o serviço militar, se do sexo masculino;

i) Cópia do comprovante de residência;

No caso de o candidato ter concluído o Ensino Médio (antigo Segundo Grau) em país estrangeiro deverá apresentar original e cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar acompanhado de Certificado de Revalidação do Diploma emitido por Secretaria de Educação Estadual.

Caso o candidato, à época de matrícula, não esteja ainda de posse do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente, poderá apresentar Declaração de Conclusão expedida pela Secretaria da sua Instituição de origem com validade máxima de 30 dias.

A primeira parcela da semestralidade correspondente ao 1º período dos cursos será efetuada no ato da matrícula em boleto, débito ou espécie.